Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Em tarde de Claytinho, Independente vence Guaçuano e garante classificação


*** Foto da comemoração do gol de Xandão, o segundo do Galo

Pelo segundo ano consecutivo o Independente disputará o acesso para a Série A-2 do Campeonato Paulista. Ontem pela manhã no Pradão, diante de apenas 756 pagantes - a diretoria esperava muito mais - o Galo derrotou o lanterna Guaçuano por 3 a 0 e ficou com a oitava vaga da fase de classificação. Seus adversários da próxima fase serão a rival Internacional, o líder Rio Preto e a perigosa Matonense.

O Mandi veio a Limeira com muitos problemas. Após ser rebaixada para a Segundona, vários jogadores foram dispensados. Para se ter uma idéia, o técnico Jura, ex-lateral da Inter e do São Paulo, contava com apenas três jogadores no banco de reservas.

Mas existia a informação do tal "incentivo extra" de times que estariam de olho no tropeço do Independente para que o Guaçuano aprontasse no Pradão. Mas o Galo dependia apenas de suas forças para avançar e convenhamos, tinha muito mais time. Bastava vencer o seu jogo.

Sem contar com o artilheiro Dairo lesionado, o técnico Álvaro Gaia colocou Luciano Pintinho e Juninho no ataque. Já o volante Fabiano foi improvisado novamente na ala-direita, uma vez que o time contava com o retorno do bom Thiago Silva. Já Jackson mudou de lado e foi jogar na ala-esquerda.

O começo do jogo foi preocupante. O Independente tomou alguns sustos do Guaçuano, que tinha entre os destaques o bom meia limeirense Guilherme. Com vontade de mostrar futebol, o "jogador da terrinha" arriscou três finalizações de fora da área, mas nenhuma que levasse perigo ao gol de Marcelo Bonan.

Aos 7 minutos, o centroavante Peu adentrou a área e soltou um tiro forte por cima do gol. A torcida galista cobrava mais empenho de seus jogadores, que pareciam sonolentos em campo, a ponto do comentarista João Valdir de Moraes dizer aos microfones dos 1020 AM que parecia que o adversário galista é quem estava jogando pela classificação.

O Independente demorou para acordar. Aos 11 minutos, Bruno Lopes, uma das novidades do alvinegro na partida, fez um passe primoroso para Luciano Pintinho, que saiu na cara do gol. O atacante bateu forte e o goleiro Vinícius deu rebote. Juninho concluiu em seguida e o zagueiro Claúdio Ramos salvou quase em cima da linha.

Era o que precisava para torcida galista tornar-se o 12º jogador em campo. Até que aos 17 minutos, Luciano Pintinho acreditou em uma jogada de linha de fundo pela esquerda e cruzou para a área. Fabiano dominou e rolou para trás, para o chute certeiro de Claytinho, no canto direito de Vinícius: 1 a 0. E que golaço.

O gol tranquilizou os galistas e deixou os contra-ataques mais abertos. Aos 30 minutos, bela jogada de Bruno Lopes pela esquerda. No cruzamento rasteiro, Fabiano tentou o gol e Cássio, em cima da linha, salvou o Mandi de sofrer o segundo gol.

O Independente tinha o controle da partida, porém o Guaçuano não se entregava. Samuel e Filipinho faziam boas tramas pela direita. O jogo ainda era perigoso. Adversários como Flamengo de Guarulhos, Taubaté e Votuporanguense estavam de olho no placar do Pradão.

Mas aos 39 minutos o Galo praticamente garantiu sua classificação. No escanteio cobrado por Jackson pela esquerda, o zagueiro Xandão pegou de primeira. Tiro forte e rasante, sem chances para Vinícius: 2 a 0. Na comemoração, o becão, que marcou seu primeiro gol no Pradão (foram outros dois fora de casa) colocou a bola por baixo da camisa e levou o dedo a boca. Ele será papai e homenageou a esposa presente ao estádio. O jogador é um dos ídolos da torcida.

Segundo Tempo

O Independente voltou com Lutcho no lugar de Luciano Pintinho para a etapa complementar. Logo no primeiro minuto, o zagueiro Juninho, do Guaçuano, cobrou uma falta frontal e o goleiro Marcelo Bonan se esticou todo para desviar a escanteio.

Até que aos 11 minutos, a torcida galista vribou pela terceira vez. Na assistência de Claytinho, Juninho adentrou a área e foi agarrado pelo seu xará. Pênalti bem marcado pelo árbitro Carlos Roberto dos Santos Júnior. Claytinho cobrou com estilo. Bola num canto e goleiro no outro, 3 a 0. Foi o quinto gol de Claytinho com a camisa do Galo em 29 partidas.

A partir desse momento, o jogo virou um simples amistoso, ou melhor, uma verdadeira "pelada". Aos 16 minutos o Independente teve um gol anulado. No cruzamento de Juninho pela direita, Lutcho marcou um bonito gol de cabeça, mas estava impedido.

No minuto seguinte o Guaçuano perdeu sua melhor oportunidade na partida. A bola sobrou livre para Filipinho na grande área. Cara-a-cara com Marcelo Bonan o lateral conseguiu chutar a bola no viaduto. Inacreditavelmente.

O time de Mogi Guaçu queria pelo menos o gol de honra e quase conseguiu aos 23 minutos com Peu. Novamente Marcelo Bonan evitou.

Estava fácil até demais golear, mas o Independente não sabia aproveitar as chances que apareciam a quase todo contragolpe. Aos 35 minutos, Claytinho fez um passe preciso para Jackson na grande área. O chute cruzado foi defendido de forma espetacular por Vinícius.

Com a entrada de Dodô no lugar de Bruno Lopes, a equipe limeirense passou a criar mais situações. Aos 38, ele recebeu um lindo passe de Juninho e saiu sozinho na cara do gol. Dodô tentou o canto, mas o goleiro do Mandi praticou um milagre.

A cada gol na rodada os grupos da segunda fase iam mudando. A Rádio Educadora, com toda equipe de esportes da Gazeta de Limeira, comandada pelo dr Roberto Lucato, informava minuto a minuto a composição dos mesmos. Poucos queriam os dérbis.

Nos minutos finais o Independente tirou o pé do acelerador e deixou o tempo passar. Após o apito final, pouca comemoração, afinal de contas, nem o mais pessimista de todos apostava em uma tragédia no Pradão.

O Conselho Arbitral da fase final da A-3 acontece hoje, às 11h30. Uma coisa é certa. A estreia do Galo será contra o Rio Preto, no Pradão. Na segunda rodada o alvinegro visitará a rival Internacional, no Limeirão.

Ficha Técnica

Independente 3 x 0 Guaçuano


Gols - Claytinho aos 17 e Xandão aos 39 do 1º tempo e Claytinho, de pênalti, aos 13 do 2º tempo (IN)
Local - Pradão
Árbitro - Carlos Roberto dos Santos Júnior
Auxiliares - Adailton Alberto de Souza e Adriano Stange
Público - 756 pagantes
Renda - R$ 8.460,00
Independente - Marcelo Bonan; Fabiano, Denner (André), Xandão e Jackson; Alysson, Thiago Silva, Bruno Lopes (Dodô) e Claytinho; Juninho e Luciano Pintinho (Lutcho). Técnico - Álvaro Gaia.
Guaçuano - Vinícius; Filipinho, Juninho, Cláudio Ramos (Caio) e Cássio; Rogério Baiano, Guilherme (Rafael), Thiago Rogério (Iago) e Gui; Peu e Samuel. Técnico - Jura.
Ocorrências - cartões amarelos para Lutcho (IN) e Juninho (G). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário