Pesquisar este blog

domingo, 6 de julho de 2014

Morre o ex-atacante Assis, autor do primeiro gol do Limeirão


Assis, que na Inter de Limeira carregava o apelido de Ditão, faleceu hoje aos 61 anos, em Curitiba. Atacante leonino na década de 70 e ídolo do Fluminense anos mais tarde, Benedito de Assis Silva morreu em razão de uma insuficiência renal.

Ditão jogou apenas seis partidas pela Inter em 1976, tendo anotado dois gols. Se você pesquisar "Limeirão" na internet, verá que Tião Marino foi o autor do primeiro gol do estádio, em 30/01/1977 contra o Corinthians, mas na verdade quem realmente inaugurou as redes do Major Levy foi o centroavante Ditão, em 17/06/1976.

Naquela partida válida pela primeira rodada da Divisão Intermediária, Ditão abriu o placar para o Leão logo aos 4 minutos do 1º tempo. Mas o Clube Atlético Pirassununguense virou, vencendo por 3 a 2. O treinador leonino da época era Gibe.

Assis, ao lado do atacante Washington, formou uma das duplas de ataque mais idolatradas pela torcida do Fluminense: o Casal 20. Washington também faleceu recentemente, em 25 de maio, em razão de uma esclerose lateral amiotrófica, um tipo de doença degenerativa. Ele tinha 54 anos.

A dupla se transferiu para o Fluminense em 1983 e, naquele mesmo ano, venceu o Campeonato Estadual do Rio. No ano seguinte, veio o bicampeonato estadual e o título do Campeonato Brasileiro.

Em 1985, Assis e Washington levaram o Fluminense ao tricampeonato estadual. Devido aos gols marcados em duas finais consecutivas contra o Flamengo (1983 e 84), Assis recebeu o apelido de "carrasco tricolor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário