Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Independente derrota o Paulista com gol de Lê e vira líder


Na esperança de que o jogo entre Independente e Paulista de Jundiaí fosse mostrado ao vivo pela televisão, apenas 216 torcedores compareceram ao Pradão na noite fria de sábado. Porém foram surpreendidos, uma vez que a Rede Vida exibiu Batatais e Ferroviária. O jeito foi ouvir os 1020 AM da Rádio Educadora.

O jogo era importante até demais para os dois clubes dentro da Copa Paulista. Enquanto o Galo do Japi liderava o Grupo 2 com 9 pontos ganhos - três vitórias consecutivas -, o Galo de Limeira queria a vitória para chegar aos 11 pontos, ultrapassando o rival.

Entre as novidades do técnico Álvaro Gaia estava o retorno do bom meia-atacante André Mococa, que não disputou o dérbi por estar suspenso. Por outro lado, o volante Walker se machucou no treino de sexta-feira e foi vetado pelo departamento médico.

Já o Paulista, que reagiu de forma surpreendente após três derrotas consecutivas, não contava com o atacante Neto, fortemente gripado. Marcelo, autor do gol que deu a vitória ao time de Jundiaí diante da Internacional, em pleno Limeirão por 1 a 0, o substituiu.

A ambulância chegou 11 minutos atrasada, retardando o início da partida. A grande preocupação era com o aquecimento dos jogadores, uma vez que a temperatura estava baixa e ventava muito.

Com a bola em jogo, a primeira chance foi do Independente. Em boa trama pela direita aos 8 minutos, Serginho Mendes cruzou para Lê, que ajeitou para a batida de André Mococa. O goleiro Yan foi no cantinho segurar.

O jogo era muito ruim, concentrado no meio de campo. Os times pouco criavam. Além disso, disputas fortes aconteciam a todo momento. O Paulista jogava fechado, dificultando as ações do time da casa. Com isso, Yan virou um mero espectador.

Para você ter uma idéia, a única grande oportunidade do primeiro tempo aconteceu apenas aos 37 minutos, quando o volante Jordy Guerreiro disparou um tubaço de fora da área, que explodiu na trave do Paulista. Foi só.

Segundo Tempo

A etapa complementar foi bem melhor. Logo aos 4 minutos, Andrezinho recebeu na esquerda e acionou Lê. O meia ajeitou novamente para André Mococa, que finalizou em cima do zagueiro Leandro. A bola sobrou livre para Lê, que da entrada da área fuzilou o goleiro Yan, marcando um golaço: Independente 1 a 0. Foi o segundo gol do meia com a camisa galista - o primeiro foi na estreia diante do Rio Branco, em Americana.

O Paulista acordou para o jogo e literalmente "saiu da casinha". Aos 10 minutos, o meia Luís Gustavo por pouco não marcou um gol de placa no Pradão. Ele recebeu um pouco a frente do meio de campo, levantou a bola e acertou um petardo de pé esquerdo, que acertou o travessão de Marcelo Bonan. Um lance espetacular, que para sorte galista não foi convertido em gol.

Aos 11 minutos, o goleiro Marcelo Bonan fez uma grande defesa no chute cruzado de Eric Mamadeira. Cinco minutos depois, o mesmo Mamadeira recebeu ótimo passe de Alberlan pela esquerda e soltou outro tiro forte, para mais uma excelente defesa do arqueiro alvinegro.

Vendo o crescimento do Paulista e a queda de rendimento do Independente, o técnico Álvaro Gaia tratou de mexer no time. Ygor Mineiro, que tinha perdido a condição de titular, entrou no lugar de Juninho, enquanto o garoto Josimar foi para a vaga de Lê, que por sinal, foi bastante aplaudido pela torcida em sua saída. Mesmo sendo ex-jogador da Internacional, Lê caiu rapidamente no agrado do torcedor galista, até por sua humildade.

O que Gaia não esperava era pela contusão de Marcelo Bonan. O goleiro voltou a sentir o joelho esquerdo e foi substituído por Geison. Muito provavelmente o arqueiro passará por uma artroscopia. Ainda hoje o Galo apresentará o goleiro Matheus, ex-Itapirense.

O Independente conseguiu equilibrar as ações, segurando um pouco o ímpeto do Paulista. Aos 47 minutos, em uma arrancada espetacular de Serginho Mendes, o ala recebeu um carrinho frontal do volante Igor Pimentel. Como já tinha o amarelo, foi corretamente expulso de campo, deixando o time de Jundiaí com dez homens em campo.

Nos acréscimos, mais precisamente aos 50 minutos, Geison garantiu a vitória galista com uma defesa em seu canto direito após chute cruzado de Tutinha. Fim de jogo no Pradão e vitória importante do Independente, que não perde há sete jogos em casa pela competição (cinco vitórias e dois empates).

Galo volta a jogar no próximo sábado, às 18h30, diante do Rio Branco, novamente no Pradão, na abertura do segundo turno da Copa Paulista.

Ficha Técnica

Independente 1 x 0 Paulista


Gol - Lê aos 4 minutos do 2º tempo
Local - Pradão
Árbitro - Caio César da Costa Mello
Auxiliares - Eduardo de Souza Neto e Marlon Spínola
Público - 216 pagantes
Renda - R$ 2.500,00
Independente - Marcelo Bonan (Geison); Serginho Mendes, Denner, Xandão e Andrezinho; Jordy Guerreiro, Fabiano, Alysson e Lê (Josimar); André Mococa e Juninho (Ygor Mineiro). Técnico - Álvaro Gaia.
Paulista - Yan; Felipe Diadema, Maiko, Leandro e Alberlan; Umberto, Igor Pimentel, Kalyl (Diego Mendes) e Luís Gustavo (Tutinha); Marcelo (Tony) e Eric Mamadeira. Técnico - Beto Cavalcanti.
Ocorrências - cartão vermelho para Igor Pimentel (P) e amarelos para Fabiano e Jordy Guerreiro (IN); Leandro, Umberto e Tutinha (P).

Nenhum comentário:

Postar um comentário