Pesquisar este blog

domingo, 7 de dezembro de 2014

Nova Itália e Bela Vista fazem jogo do ano hoje no Limeira FC

Haja coração. Frente a frente duas equipes que têm praticamente a mesma idade. O Nova Itália, de 37 anos, enfrenta o Grêmio Bela Vista, de 38, às 10h30, no Limeira FC. Em jogo o troféu mais cobiçado do futebol amador da cidade: a Supercopa Gazeta, a chamada "Libertadores do Amador".

Ouça o jogo pelos 1020 AM da Rádio Educadora, com Edmar Ferreira, Denis Suidedos, Naldo Dias, João Valdir e César Roberto. O comando é do Dr Roberto Lucato.

O Bela Vista, de Cordeirópolis, chegou a decisão após eliminar o Santa Rosa por 1 a 0 (gol de Americano) e o Centro Rural por 4 a 1 (gols de Americano (2), Guga e Alex).

O Nova Itália por sua vez, passou pelo Verona nos pênaltis por 5 a 4, após empate por 1 a 1 no tempo normal e goleou o Tanquinho por 4 a 1 no domingo passado. Além de ser o principal destaque do time, Maicon é o artilheiro com três gols, ao lado de Americano.

Nova Itália

Essa é a sexta Copa Gazeta do Nova Itália, time que tem uma torcida apaoxinada, que promete lotar o Limeira FC. O time presidido por Rodrigo Cerchiari busca o primeiro título de sua história. Só neste ano foram duas finais e dois vices, perdendo para Juventus na Copa Amizade e Centro Rural no Amadorzão.

O Nova Itália foi finalista em 2008, logo em sua primeira participação na chamada "Libertadores do Amador". Naquele ano o time terminou a primeira fase com duas vitórias (2 x 0 Central e 3 x 1 Santa Rosa) e um empate (2 x 2 Seringueira Kahel). Nas semifinais precisou dos pênaltis para eliminar o Az de Ouro (4 x 3), após empate sem gols no tempo normal. Mas na final perdeu para o Seringueira Kahel por 1 a 0, gol de Léo.

Nos dois anos seguintes o Novinha não passou da primeira fase. Em 2009, em sua pior participação na competição, perdeu os três jogos que disputou para Jardim do Lago (2 x 1), Santa Cruz (2 x 0) e Portuguesa (2 x 0).

Em 2010, foi goleado pelo Santa Rosa (4 x 0), venceu o Reunidos (3 x 2), porém foi eliminado com a derrota para o América (1 x 0). Em 2011 o Nova Itália não conseguiu se classificar para a Copa Gazeta.
Em 2012 o Novinha novamente foi desclassificado na fase inicial. Foi goleado pelo Estudantes (5 x 1), mas se reabilitou diante do Ibirapuera (4 x 1). Entrou em campo na última rodada precisando vencer o Seringueira Kahel, mas perdeu por 3 x 1.

No ano passado o time da torcida Máfia Italiana novamente ficou pelo meio do caminho. Estreou vencendo o Guerreiros do Sul por 3 a 1, porém perdeu os dois jogos seguintes para Belinha Ometto (5 x 2) e Seringueira Kahel (3 x 2), dando adeus a classificação.

Antes de começar a edição deste ano, o Nova Itália era o 16º colocado no ranking dos participantes. Em 17 jogos, venceu cinco, empatou dois e perdeu dez. Seu ataque marcou 24 gols e sua defesa sofreu 35.

O técnico Reginaldo Savogim tem apenas uma dúvida e ela está no gol entre o titular Ceará e o reserva Renatinho. O provável Novinha: Ceará (Renatinho); Murilo, Nicola, Eliezer e Diego; Henrique, Elivelton, Joãozinho e Piá; Maicon e Izaías.

Bela Vista

Uma cidade em festa. Cordeirópolis parou durante a semana para reverenciar seus heróis. O Grêmio Bela Vista vai decidir o título mais importante do futebol amador da região. E todos sabem a importância e, principalmente o status que dá, vencê-lo.
Se conquistar o tão cobiçado troféu, o Grêmio Bela Vista, do seu Dito e do técnico Pir, vai se igualar a ABC, Minetto, Eletro-Inter, Rocco, Estudantes e Tanquinho que conquistaram o título logo na primeira participação na chamada "Libertadores do Amador".

Agora, se perder o título, o representante de Cordeirópolis igualaria as campanhas de Santa Rosa (1988), Varga (1989), Vila Nova (1991), Ypiranga (1992), Unidos/Waig (1995), Grotta (2003), Mixto Tabajara (2004), Nova Itália (2008), Santo Antônio (2009), CRA (2010) e Abílio Pedro (2011), que chegaram a final em seu primeiro ano de Copa Gazeta, porém foram derrotados.

Pir tem apenas uma dúvida. O treinador ainda não sabe se poderá contar com o meia Alex, candidato a melhor jogador do torneio. O "cabeludinho" assinou com o São Bento de Sorocaba durante a semana e vai jogar o Paulistão do ano que vem. Caso não jogue, Charlinho, que cumpriu suspensão pela expulsão na primeira rodada diante do Santa Rosa, aparece como boa opção.

O provável Bela Vista: Oreia; Ere, Guga, Maicon e Keka; Renato, Danilo, Alex e Baiano de Cordeiro; Americano e Baianinho.

No apito

O árbitro para esta grande final é Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, de 42 anos, um dos melhores do atual Campeonato Brasileiro. O dono do apito apitou dez jogos no Brasileirão deste ano. Destaque para o clássico São Paulo 2 x 0 Palmeiras, realizado em 16/11, no Morumbi. Trabalhou também em um jogo do campeão Cruzeiro. Foi na vitória sobre o Atlético/PR por 2 a 0 em 17/09, no Mineirão.

Será a segunda vez que Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza apitará uma final de Copa Gazeta. Em 2009 o árbitro conduziu Estudantes 2 x 2 Santo Antonio, no Pradão. Naquela ocasião o atacante Gil Ribeiro empatou no tempo normal para o Estudantes com um gol de cabeça aos 49 minutos do 2º tempo (2 x 2). Nos pênaltis o caçula venceu por 5 a 4.

História

Essa é a 28ª edição da Copa Gazeta. O maior campeão é o Santa Cruz com sete conquistas. O Santa Rosa é o segundo com quatro títulos. Com duas taças estão Minetto, Corinthians, Centro Rural, Eletro-Inter, Seringueira Kahel e Estudantes. Venceram uma vez: ABC, Paulistano, Rocco e Tanquinho.

Desde 2000 as finais da Copa Gazeta vêm sendo realizadas no Pradão. Será a primeira vez que o Limeira FC receberá uma final de Copa Gazeta. Até hoje o local recebeu 23 partidas da competição - a primeira em 2001 - e curiosamente, apenas um 0 a 0 foi registrado. Em 2007, Santa Cruz e Rio Negro não balançaram as redes. Foram marcados 88 gols, média de 3,8 gols por partida. 

O Santa Rosa é o time que mais jogou no Limeira FC. Foram seis vezes. Logo em seguida aparecem Santa Cruz com cinco jogos, Nova Itália e Seringueira Kahel com quatro. Com três jogos vêm Az de Ouro, Central e Centro Rural.

Os maiores artilheiros da Copa Gazeta em jogos no Limeira FC são Dega e Alex com seis gols cada um. Com três gols aparecem Rodrigão, Keké, Eltinho, William Bahia e Americano. Balançaram as redes do campo de Osmar Cetim por duas vezes: Baiano, Marcelo Tubarão, Catê, Igor, Nadiel, Dinho e Pequinha.

Sub-9 e Sub-11 também tem decisões nesta manhã

Corinthians e Gran São João decidem a 5ª Copa Gazeta Sub-9, às 8h45 no Limeira FC.

Na primeira fase o Timão teve uma campanha arrasadora. Foram três goleadas diante do Grêmio Papeleiro (6 x 0), Thié Sports (5 x 0) e Inter/RS (5 x 0). Mas nas semifinais o alvinegro teve muita dificuldade para passar pelo Grêmio. Após empate sem gols no tempo normal, vitória nos pênaltis por 5 a 4.

Essa é a segunda vez que o Corinthians disputa a Copa Gazeta Sub-9. No ano passado o Timão caiu nas semifinais com a derrota para o Thié Sports por 3 a 1. Na primeira fase de 2013, o alvinegro venceu o Inter/RS (2 x 0), o Grêmio (1 x 0) e o Gran São João (2 x 0).

O Gran por sua vez, se classificou para a segunda fase com duas rodadas de antecipação, uma vez que venceu o Chute Inicial (2 x 1) e a Escola do Lê (1 x 0). Pedro foi o destaque do time com dois gols. Na terceira rodada empatou com o Grêmio por 1 a 1 e confirmou a primeira colocação do grupo. Nas semifinais o time comandado pelos professores Du e Kazuo derrotou o Thié Sports por 1 a 0, gol de Igor.

E a classificação do Gran para a decisão foi tão importante, que o time acaba de assumir a liderança do ranking da categoria, superando a Escola do Lê. Com os resultados da primeira fase, o Gran tem agora 20 jogos, 8 vitórias, 4 empates e 8 derrotas. Seu ataque marcou 28 gols e sua defesa sofreu 24. Essa é a quinta participação do Gran na Copa Gazeta Sub-9.

Sub-11

Escola do Lê e Cruzeiro se enfrentam às 9h20 na decisão da 17ª Copa Gazeta Sub-11. Curiosamente, apenas uma final foi decidida nos pênaltis. Em 2004, Metalúrgicos e Evolução ficaram no 1 a 1 no tempo normal e o "papa título" venceu nas penalidades máximas por 2 a 0.

O time comandado por Valdomiro Donizeth Batista é o atual campeão e vem como uma excelente campanha. Foram três vitórias e um empate. Na primeira fase a Escola do Lê bateu o Chute Inicial por 2 a 0 (gols de Alisson e Vinícius) e o próprio Cruzeiro por 3 a 1 (gols de Pierre, Alisson e Vinícius). Na última rodada, já classificação antecipadamente, só empatou com o Inter/RS por 1 a 1, gol de Jean. Nas semifinais a vitória foi tranquila diante do Corinthians por 3 a 0, gols de Rodriguinho (2) e Hugo.

No ano passado a Escola do Lê foi a campeã vencendo os cinco jogos que disputou: 3 x 0 CME/Iracemápolis, 2 x 0 Gran São João, 1 x 0 Grêmio, 2 x 1 Chute Inicial e 8 x 0 Inter/RS.

A Escola do Lê atualmente é a terceira colocada no ranking do Sub-11, atrás apenas de Metalúrgicos e CME/Iracemápolis. São 37 jogos, 22 vitórias, 7 empates e 8 derrotas. Seu ataque marcou 74 gols e sua defesa sofreu 30. Essa é a nona participação da equipe na Copa Gazeta.

Já o Cruzeiro estreou vencendo o Inter/RS por 2 a 0, gols de Gabriel e Armindo, mas perdeu na rodada seguinte para a Escola do Lê por 3 a 1. Se classificou para as semifinais ao empatar com o Chute Inicial por 1 a 1, gol de Romarinho. Nas semifinais surpreendeu o Grêmio, vencendo por 1 a 0, gol de Sansão.

Essa é a segunda participação da escolinha mineira nesta categoria. No ano passado, o time comandado por Rogério foi eliminado na primeira fase. O Cruzeiro perdeu para o Chute Inicial (3 x 2), venceu o Thié Sports (2 x 1) e empatou com o Inter/RS (1 x 1).

Artilharia:


Sub-9:

5 Gols - Karlos Eduardo (Thié Sports), Gustavo e Dudu (Corinthians)
2 Gols - Rafael e Bruninho (Corinthians), Nicolas (Inter/RS), Gabriel (Escola do Lê) e Pedro (Gran São João)
1 Gol - Guilherme e Caio Daniel (Corinthians), Nathan e João (Inter/RS), Kauã Ferreira, Gabriel Baitz e Igor (Gran São João), Gabriel Wagner (Chute Inicial), Vítor, João Henrique e Felipe (Grêmio), Gustavo (Thié Sports), Caique e Wellington (Escola do Lê)

Sub-11:
3 Gols - Felipe (Thié Sports)
2 Gols - Alisson, Vinícius e Rodriguinho (Escola do Lê) e João Vitor (Thié Sports)
1 Gol - Gabriel, Armindo, Romarinho e Sansão (Cruzeiro), Pierre, Jean e Hugo (Escola do Lê), Hiago (Grêmio), Iago, Fabinho e Leonardo (Corinthians), Victor e Dioguinho (Chute Inicial), Kavan, Eduardo e Cauê (Thié Sports) e Luan (Inter/RS)

Amador:
3 Gols - Americano (Bela Vista) e Maicon (Nova Itália)
1 Gol - Keké (Verona), Izaías e Caio (Nova Itália), Júlio César, Felipe e Murilo Henrique (Tanquinho), Guga e Alex (Grêmio Bela Vista), Robinho (Centro Rural)

Campeões da Copa Gazeta

1988    ABC 2 x 0 Santa Rosa
1989    Minetto 1 x 0 Varga
1990    Santa Rosa 3 x 1 ABC
1991    Minetto 1 x 0 Vila Nova
1992    Santa Cruz 3 x 2 Ypiranga
1993    Paulistano 1 x 1 Minetto (3x2)
1994    Santa Cruz 0 x 0 Cruzeiro (4x3)
1995    Santa Rosa 2 x 0 Unidos
1996    Santa Rosa 3 x 1 Paulistano
1997    Corinthians 2 x 1 Santa Rosa
1998    Corinthians 6 x 2 Santa Rosa
1999    Centro Rural 2 x 2 Santa Rosa (3x0)
2000    Eletro-Inter 3 x 1 Santa Rosa
2001    Rocco 1 x 1 Santa Cruz (3x2)
2002    Santa Rosa 6 x 2 Primavera
2003    Santa Cruz 2 x 1 Grotta
2004    Santa Cruz 1 x 1 Mixto (4x3)
2004    Eletro-Inter 6 x 1 Primavera
2005    Santa Cruz 4 x 1 América
2006    Santa Cruz 2 x 1 Az de Ouro
2007    Santa Cruz 2 x 0 Az de Ouro
2008    Seringueira Kahel 1 x 0 Nova Itália
2009    Estudantes 2 x 2 Santo Antonio (5x4)
2010    Seringueira Kahel 0 x 0 CRA (4x2)
2011    Centro Rural 4 x 1 Abílio Pedro
2012    Estudantes 1 x 0 Santa Cruz
2013    Tanquinho 1 x 1 Centro Rural (5x3)

Campeões da Copa Gazeta Sub-9

2010    CME/Iracemápolis 1 x 0 Internacional
2011    Metalúrgicos 3 x 0 Escola do Lê
2012    Escola do Lê 1 x 1 Tié Sports (3x2)
2013    Chute Inicial 2 x 0 Tié Sports

Campeões da Copa Gazeta Sub-11

1999    Paulistano 2 x 0 Evolução
2000    Evolução 2 x 0 CME/Iracemápolis
2001    Escola Elias 1 x 0 DET
2002    Escola Elias 4 x 0 Estudantes
2003    C.F Limeira 2 x 1 Metalúrgicos
2004    Metalúrgicos 1 x 1 Evolução (2x0)
2004    Metalúrgicos 3 x 1 Grêmio Papeleiro
2005    Paulistano 1 x 0 C.F Limeira
2006    Metalúrgicos 3 x 0 H2S
2007    Metalúrgicos 4 x 0 CT Amarildo
2008    CME/Iracemápolis 1 x 0 Metalúrgicos
2009    Metalúrgicos 2 x 0 Gran São João
2010    CME/Iracemápolis 1 x 0 Metalúrgicos
2011    Metalúrgicos 2 x 0 Santos
2012    Escola do Lê 1 x 0 Metalúrgicos
2013    Escola do Lê 8 x 0 Inter/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário