Pesquisar este blog

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Minha coluna Pimba de hoje

Começa hoje a participação das equipes limeirenses no Campeonato Paulista. E pela primeira vez na história o Independente disputa uma divisão acima da Internacional. Talvez por isso, tenhamos um Estadual bastante interessante para os nossos times. A rivalidade tende a aumentar.

Volto a lamentar a estreia do Independente na Rua Javari. Imagine se o jogo contra o Paulista fosse no Pradão. Teríamos um grande público, até pela curiosidade de ver como o Galo se comportará na A-2 pela primeira vez. É uma divisão muito difícil e rápida, pois são apenas 19 rodadas, sem disputa de quadrangulares. Os quatro primeiros sobem e os quatro último descem.

Paulista e Independente se enfrentaram na última Copa Paulista e deu Galo duas vezes. No Pradão, a equipe limeirense venceu por 1 a 0, gol de Lê. E em Jundiaí, venceu de virada por 3 a 2, com um show de Júlio César, avançando para a segunda fase.

Tem um lado bom e outro ruim nesta história. Bom é que o Independente está entrosado e é praticamente o mesmo time da Copa Paulista, com exceção feita aos jogadores Alemão, Josimar, Diogo, Romarinho e Jhonathan que foram contratados.


Ruim é que o Paulista é completamente diferente da Copinha. Técnico Roberval Davino trouxe um time praticamente inteiro para disputar a A-2. E olha que ele conhece muito bem esta divisão. Mas sendo na Rua Javari, campo neutro, vencerá aquele que estiver mais disposto.

Admiro demais o técnico Álvaro Gaia, principalmente por uma virtude que ele tem: a confiança. A maior prova foi aquele dia contra o Rio Branco, no Pradão, em que o Galo precisava vencer por três gols de diferença para avançar para as semifinais da Copa Paulista. Ao repórter Denis Suidedos ele garantiu que seu time venceria exatamente por 3 a 0. Não deu outra. Na A-3, Gaia também profetizou umas cinco vezes, menos do que foi expulso.

Usei a palavra confiança, porque Álvaro Gaia está apostando todas as suas fichas nos 28 jogadores que tem em mãos. Com o novo regulamento do campeonato, onde as equipes só podem inscrever os 28 jogadores, Gaia não deixou vagas em aberto para futuras contratações. Ou seja, maior confiança do que essa eu ainda não tinha visto.

Nada mais justo que o elenco galista abrace o treinador, mostre união e, pelo menos mantenha o Independente na Série A-2.

Por outro lado, hoje saímos às 4h da madrugada para a transmissão de Barretos x Internacional pelos 1020 AM da Educadora. Uma viagem longa logo de cara. Espero que a recompensa sejam alguns "Pimbas" na rede do Touro.

A Inter sempre se deu bem jogando em Barretos e não perde naquela cidade há 55 anos. O último confronto foi em 2013, pela Série A-3. E eu estava lá. Vitória fácil por 3 a 0, que rebaixou o time da casa para a Segundona.

O jogo será especial principalmente para Varley de Carvalho. O limeirense é o técnico do Barretos e vestiu a camisa da Internacional no passado. Meu pai Edmundo Silva falou que ele jogava demais. Como curiosidade, marcou até gol pela Veterana no próprio Barretos. Foi no dia 25/09/1977, no empate por 1 a 1 pela Intermediária.

Na Série A-2 de 2004, quando a Inter foi a campeã, Varley de Carvalho era o técnico do Bandeirante. O Leão venceu em Birigui por 1 a 0, golaço de falta do meia Rodriguinho.

Estava dando uma olhada nos técnicos da Série A-3, e vi que o treinador do São José é Cleber Arildo. O torcedor da Inter vai se lembrar do volante, que jogou 69 partidas pelo Leão de 1992 a 1997, marcando 4 gols. Boa sorte amigo, menos contra a própria Inter.

Uma das novidades do Campeonato Paulista é a ausência dois dois adicionais que ficavam ao lado dos gols. Sem esses auxiliares a estimativa do departamento de arbitragem da FPF é que os árbitros tenham de correr pelo menos 2 km a mais por partida.


Segundo estudos, cada árbitro corre em média 10 km por jogo. Sem os adicionais, no entanto, esse número deve subir para 12 km. Haja fôlego.

Atacante limeirense Joanderson Assis, o "Tatá", que está de saída do São Paulo, pode ser anunciado como novo reforço do Corinthians. Bom demais para a carreira deste promissor goleador de 19 anos.


Fiz a minha seleção desta 46ª Copa São Paulo de Futebol Juniores, que terminou no domingo passado: Thalles (Botafogo/SP - apesar da falha na final); Léo Príncipe (Corinthians), Lucas Rocha (Palmeiras), Rafael Augusto (Corinthians) e Matheus Reis (São Paulo); Marciel (Corinthians), Matheus Salles (Palmeiras), Alex (Botafogo/SP) e Matheus Vargas (Corinthians); Gabriel Vasconcellos (Corinthians) e Gabriel Jesus (Palmeiras). Técnico - Osmar Loss (Corinthians).

No banco da minha seleção eu teria: Caique (Corinthians), Wellington Cabral (São Paulo), Brendon (Palmeiras), Mayke (Botafogo/SP), Luis Araújo (São Paulo), Matheus Cassini (Corinthians), Isaac (Botafogo/SP) e João Paulo (São Paulo).

Há três anos Domingos não é expulso. Conhecido pela força, muitas vezes em excesso, quando atuava por Santos, Portuguesa e Guarani, entre outros clubes, o zagueiro de 29 anos, apelidado por "colecionador de ossos", não vê um cartão vermelho apontado para si desde que chegou ao Qatar, em 2012. Que coisa não?

No basquetebol, tivemos 1.029 pagantes na vitória da Winner sobre a lanterna Liga Sorocabana por 85 a 73. É impressionante como a volta de Nezinho depois de seis anos em Brasília, praticamente dobrou o número de presentes no Vô Lucato. É um show à parte.


Mas como Bauru venceu o Flamengo, no Panela de Pressão, a equipe limeirense segue em segundo lugar no NBB7, com 17 vitórias e 2 derrotas. O time de Guerrinha tem um jogo a mais e soma 18 vitórias e 2 derrotas.

A Winner terá uma verdadeira prova de fogo nas próximas rodadas. Serão quatro jogos fora de casa, contra Mogi das Cruzes, São José, Franca e Bauru.

É exatamente nesta sequência que o time de Dedé Barbosa definirá sua colocação na fase de classificação. Ou retoma a liderança de Bauru e tem a chance de cruzar com Paulistano ou Mogi das Cruzes em uma possível semifinal, ou fica em segundo e, provavelmente fará uma semifinal com o Flamengo. Eu preferia a primeira opção.

Aliás, legal demais o vídeo que já está na internet da parceria firmada entre Winner Basquete x Tomahawk de Futebol Americano. Para você que ainda não viu, tivemos um desafio. Um jogador da equipe de futebol americano foi para a linha do lance livre, enquanto David Jackson virou quarterback por um dia, lançando a bola oval para Chris Hayes. E o MVP mandou bem. Mas o resultado pouco importa, pois quem ganha mesmo é Limeira com essas duas modalidades. Parabéns para quem teve a ideia. Ficou show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário