Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de abril de 2015

Cotia é excluído da Série A-3 e Inter de Limeira quer os pontos

Um caso inédito, que gerou muita confusão ontem à noite na Federação Paulista de Futebol. O Cotia Futebol Clube foi excluído do Campeonato Paulista da Série A-3 por conta de duas derrotas em sequência por W.O, contra Sertãozinho logo na primeira rodada e Taubaté no dia 5 de abril, ação passível de punição pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

O time foi punido por decisão unânime de três votos a zero. O Tribunal usou como base o artigo 203, que prevê o W.O. caso o clube “deixar de disputar, sem justa causa, partida, prova ou o equivalente na respectiva modalidade, ou dar causa à sua não realização ou à sua suspensão”.

O inciso 3º diz que “em caso de reincidência específica, a entidade de prática desportiva será excluída do campeonato”.

Em ambas as ocasiões, o Cotia, que enfrenta problemas para jogar em seu estádio, não indicou uma localidade com oito dias de antecedência, nova regra do campeonato deste ano.

O maior problema é que os demais times que disputam a competição e que estavam interessados nesta decisão, ficaram sem uma resposta concreta do que acontecerá, ou seja, não sabem se os pontos das partidas realizadas contra o Cotia serão retirados ou se nada mudará, e a Inter venceria o jogo do próximo domingo contra esse mesmo adversário por W.O.

Segundo o supervisor Jorge Silvestre, o que deixou a diretoria leonina indecisa, é que nos bastidores surgiu a informação de que a Internacional teria que enfrentar o Cotia domingo às 10h, no Limeirão, pois cabe recurso no Pleno.
Ou seja, se o denunciado conseguir uma defesa convincente, não poderia ficar com um jogo a menos do que os demais. Esse julgamento no Pleno, segundo o dirigente limeirense, seria na quinta-feira, antes da rodada final.

Segundo Silvestre, se o Cotia está excluído, não "há necessidade de enfrentar o adversário no domingo". O supervisor se baseia no artigo 12 do regulamento geral de competições, que diz que "o clube excluído terá os resultados anteriores à punição mantidos, porém os jogos futuros serão considerados W.O. por 3 a 0".

De qualquer forma, a Inter estaria classificada. Se todos os pontos dos jogos contra o Cotia forem retirados, o Leão pula para o terceiro lugar e nesta última rodada não deixaria o G-8 em hipótese nenhuma.

No máximo terminaria esta fase em oitavo lugar, pois não atuaria. Se for por W.O, a Inter ganharia os três pontos do jogo, chegaria aos 32 (na vice-liderança) e avançaria também.

Com a exclusão, ainda segundo o artigo, o Cotia não poderia disputar a Série A-3 de 2016. Com isso, ele se juntaria aos já rebaixados Santacruzense e Francana.

Desta forma, faltaria apenas a definição do último rebaixado. Hoje, seria o Tupã, que tem 18 pontos, na 18ª posição. Na briga, estão Itapirense, com 20, e Rio Preto e Grêmio Barueri, com 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário