Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Independente derrota a líder Ferroviária e se aproxima da elite


Falta pouco. Pouco mesmo para o torcedor do Independente alcançar o seu maior sonho: ver o seu time na elite do futebol paulista pela primeira vez em sua história.

O Independente deu um passo gigantesco rumo ao inédito acesso ao derrotar simplesmente a líder da Série A-2. Sábado à noite no Pradão, diante de 1.192 pagantes, o Galo bateu a forte Ferroviária por 2 a 1 e assumiu desta forma, a vice-liderança da competição, a cinco rodadas do fim.

Foi um jogo tenso e muito nervoso. Um verdadeiro teste para cardíaco nenhum botar defeito. Foi uma partida de muito estudo, de forte marcação e de muito empenho dos jogadores alvinegros.

Sem Xandão e Josimar, suspensos, Álvaro Gaia, que antes da partida foi homenageado pelo presidente José Marcelo de Assis com uma placa pelos 100 jogos à frente do clube, colocou Denner e Allysson no setor.

Mas a principal novidade foi a escalação do meia Lê, que há muito tempo não atuava. Mesmo sem ritmo, o jogador se entregou a partida. Passou, marcou, serviu e acabou substituído no segundo tempo por Cláudio Ralo.

O Independente teve dois gols anulados no primeiro tempo. Logo no primeiro minuto, o árbitro Márcio Henrique de Gois viu um toque de mão de Lucas Xavier na jogada que prosseguiu até o gol de Jonhathan.

No segundo, aos 37 minutos, Lucas Xavier recebeu de André Pator na grande área e, impedido, marcou o gol.

A verdade é uma só. O Independente não teve medo da Ferroviária e fez prevalecer o mando de campo. Só que o time de Araraquara era perigoso e tinha em Hélder sua melhor figura inicial. Foram dois ataques consecutivos desperdiçados pelo camisa 11. Sem contar o artilheiro Alan Mineiro, que controlava a partida com muita habilidade.

Aos 7 minutos, faltou pouco para o Galo não abrir o placar. Na saída errada de Wandinho, ex-goleiro do próprio Independente (estava inclusive naquela famosa batalha de Sertãozinho quando o Galo escapou do rebaixamento para a Segundona aos 47 do 2º tempo com um gol de Generozo), Jonhathan tinha o gol aberto à disposição, mas se enroscou com os zagueiros. Mesmo assim levou a melhor e cara a cara com o goleiro tentou o canto. Bela defesa de Wandinho.

Aos 22 minutos, triangulação perfeita entre Lucas Xavier, Jonhathan e Romarinho. Este último finalizou da meia-direita para outra defesa de Wandinho. Dez minutos depois, Lucas Xavier partiu driblando pelo meio, porém mandou por cima.

Aos 37 minutos, o Galo criou sua melhor chance da primeira etapa. Falta cobrada por Romarinho que explodiu no travessão da Ferrinha.

O técnico Milton Mendes perdeu seu meia Bruno, machucado. Danilo Sacramento, ex-União de Araras e Guarani, entrou em seu lugar. E em seu primeiro lance, arriscou de fora da área e Marcelo Bonan defendeu em dois tempos.

Os gols

As emoções estavam reservadas para a etapa complementar. Foi um segundo tempo eletrizante.
Logo aos 2 minutos, Romarinho lançou Lucas Xavier, que apenas desviou para Jonhathan. Na área o atacante não perdoa. Ele trouxe para perna direita e executou Wandinho: 1 a 0. Foi seu sexto gol em 14 jogos nesta A-2. Com isso, iguala a Lucas Xavier na artilharia galista.

A Ferroviária não sentiu o gol e foi com tudo em busca do empate. Marcelo Bonan teve trabalho para segurar os chutes de Danilo Sacramento, Roberto e Thiago Adan.

A Ferrinha justificava a liderança do campeonato. Era um time bem assentado em campo e com jogadores extremamente habilidosos. Até que aos 34 minutos, na jogada de Danilo Sacramento pela esquerda, cruzamento rasteiro para o gol de Fio, que tinha acabado de entrar na partida: 1 a 1.

Mas a comemoração do time de Araraquara durou exatamente quatro minutos. Em jogada individual de Lucas Xavier pela direita, o esperto atacante fintou seu marcador, entrou na área e cruzou para Jonhathan, que finalizou em cima de Wandinho. No rebote, Andrezinho encheu o pé, no ângulo, sem chances: 2 a 1. Terceiro gol do lateral em 43 jogos pelo alvinegro.

A torcida galista foi a loucura. Aos gritos de "vamos subir Galooooo", a festa era grande no Pradão. Mas ainda faltava o apito final. Antes dele acontecer, Danilo Sacramento, de falta, aos 41 minutos, mandou por cima.

Mas o grande susto ainda estava por vir. Aos 43 minutos, novo cruzamento da esquerda e após o toque de Thiago Adan, Marcelo Bonan evitou no puro reflexo. Dava-se a impressão de que a bola teria entrado. Pegou até o narrador de surpresa. Foi por pouco.

Fim de jogo e que festa no Comendador Agostinho Prada. Os jogadores, como de costume, foram festejar junto aos torcedores no alambrado.

Ficha Técnica

Independente 2 x 1 Ferroviária


Gols - Jonhathan aos 2 e Andrezinho aos 38 minutos do 2º tempo (IN); Fio aos 34 minutos do 2º tempo (F)
Local - Pradão
Árbitro - Márcio Henrique de Gois
Auxiliares - Claudemir Donizete Gonçalves e Marion Spínola
Público - 1.192 pagantes
Renda - R$ 18.930,00
Independente - Marcelo Bonan; Alemão, Denner, Alysson e Andrezinho; Walker (Thiago Silva), André Pastor, Romarinho (Serginho Mendes) e Lê (Cláudio Ralo); Jonhathan e Lucas Xavier. Técnico - Álvaro Gaia.
Ferroviária - Wandinho; Paulo Henrique, Neguetti, Patrick e Roberto (Jairo); Renato Xavier, Milton Júnior, Alan Mineiro e Bruno (Danilo Sacramento); Thiago Adan e Hélder. Técnico - Milton Mendes.
Ocorrências - cartões amarelos para Marcelo Bonan (3º), Denner, Cláudio Ralo e Jonhathan (IN); Paulo Henrique, Roberto e Alan Mineiro (FE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário