Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de abril de 2015

No último minuto, Andrezinho marca e deixa Independente com pé na A-1


*** Por Denis Suidedos

No dicionário, predestinado significa: "aquele que está destinado de antemão a alguma coisa". Para um time que nasceu pobre, sem fama e sem glória, vencer o Velo Clube, em Rio Claro, por 1 a 0, aos 48 minutos do segundo tempo, depois de ter visto o árbitro anular um gol do adversário, bola tirada em cima da linha, defesas espetaculares de Marcelo Bonan, além de ter produzido pouco pode, sem dúvida, cravar que algo de bom está por acontecer.

Se teve um time que, durante os 90 minutos, merecesse a vitória, essa equipe era o Velo. Porém, no futebol, nem sempre quem merece, vence. Foi assim contra o São Caetano e União Barbarense. Pela partida que fez, o Galo merecia ter saído com os três pontos, mas perdeu para as duas agremiações.

Até por atuar em casa, além de estar ameaçada pelo rebaixamento, a equipe de Rio Claro não tomou conhecimento do vice-líder Independente e buscou as jogadas ofensivas do início ao fim. No ataque, Leleco, Judson, Renatinho e Diego Higino, juntos, eram um verdadeiro tormento para o sistema defensivo galista.

No esquema 3-5-2, o Independente sofreu com a pouca produtividade de Romarinho que, bem marcado, praticamente não apareceu. Alemão, novamente, não reeditou as boas partidas, onde se destacava no sistema ofensivo. Pela esquerda, diferentemente, Andrezinho era a opção.

Até os 15 minutos da primeira etapa, superioridade total do Velo. Depois, com as descidas de Lucas Xavier e Johnathan, o Galo alvinegro encostou, mas pecava nas finalizações. Rafael Pin fez importante defesa no chute de Johnathan, aos 14 minutos.

Antes do término dos primeiros 45 minutos, a equipe de João Valim voltou a ter mais volume de jogo, obrigando o arqueiro Marcelo Bonan a realizar duas defesas, em chutes de Leleco e Renatinho, além da cabeçada de Diego Higino.

Na segunda etapa, o desenho se repetiu. O Independente não conseguia imprimir seu ritmo de jogo, completamente diferente do que o torcedor viu nas vitórias contra a Ferroviária e Batatais.

Por falar em torcedor, os galistas de Limeira fizeram uma grande festa na cidade Azul e, no "olhometro", praticamente colocaram o mesmo número de torcedores da equipe da casa.

Aos 30 minutos, Renatinho aproveitou o passe de Leleco e marcou para o Velo. Porém, com o instrumento levantado, Rafael César Fernandes anulou o gol. Só dava Velo. Na sequência, com Diego Higino, Marcelo Bonan fez excelente defesa em chute originado praticamente a queima roupa.

Nessa altura do campeonato, o empate por 0 a 0 já deixava o alvinegro da Vila no lucro. Aos 40, em conclusão de Valdo Gigante, de cabeça, Andrezinho salvou exatamente em cima da linha, evitando o primeiro do time da casa. Xandão, que entrou no lugar de Denner, que não enfrentará a Matonense pelo terceiro amarelo, era o único que chegava pela esquerda.

A pressão era grande, mas aos 47 minutos e 53 segundos, Andrezinho recebe passe do atacante Lucas Xavier de calcanhar, dentro da grande área e, sem pensar duas vezes, bate de primeira. A bola bate na mão de Rafael Pin, trisca no travessão e entra: Independente, 1 a 0.

A explosão do torcedor em Rio Claro, além daqueles que acompanhavam a equipe da Educadora/Gazeta de Limeira, foi sem igual.

Com o resultado, o Independente chega a 33 pontos e mantém a vice-liderança da Série A-2. A rodada será completada hoje, às 18h30, com a partida do Oeste contra o Guaratinguetá. Caso o time de Itápolis vença, vai aos mesmos 33 pontos, mas com uma vitória a menos, ficaria na terceira posição.

A Série A-2 tem, ainda, mais três rodadas em disputa. O Independente abriu quatro pontos para o quinto colocado, que é o Água Santa, com 29, mesmo número de pontos de São Caetano e Mirassol.

Se houver um tropeço das três equipes na próxima rodada, somada a vitória do Independente contra a Matonense, a equipe de Limeira garante, com 36 pontos, seu acesso para a elite do futebol paulista com duas rodadas de antecedência. Senão, terá que somar pontos contra Atlético de Sorocaba, no Pradão e Oeste, em Itápolis.

Ficha Técnica

Velo Clube 0 x 1 Independente


Gol - Andrezinho aos 48 do 2º tempo.
Local - Estádio Benito Agnello Castellano
Árbitro - Márcio Roberto Soares
Auxiliares - Risser Jarussi Corrêa e Rafael Cesar Fernandes
Independente - Marcelo Bonan; Josimar, Denner (Xandão) e Allysson; Alemão, André Pastor, Thiago Silva, Romarinho (Fabiano) e Andrezinho; Lucas Xavier e Johnathan (Júlio César). Técnico - Álvaro Gaia.
Velo Clube - Rafael Pin; Tom (Calixto), Dogão, Tiago Bernardi e Mizael; Ricardinho, Leleco, Teco (Valdo Gigante) e Judson; Diego Higino (Niander) e Renatinho. Técnico - João Valim.
Ocorrências - cartões amarelos para Denner (3º) e Alemão (IN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário