Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de maio de 2015

Independente e Inter estão confirmados na Copa Paulista de 2015

Todo ano é assim. Os times de Limeira confirmam participação na deficitária Copa Paulista e chovem críticas, tanto de torcedores, como da imprensa num modo geral. Nesta temporada não será diferente.

O Independente foi o primeiro a garantir presença na competição, através da parceira Arte da Bola. Ontem foi a vez do presidente leonino Altair Bueno confirmar a participação da Inter, independente do acesso ou não à Série A-2 do Campeonato Paulista.

A Federação Paulista de Futebol deve divulgar nos próximos dias os grupos e a tabela completa da competição, que será disputada no segundo semestre, e valerá aos finalistas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

Uma coisa é certa: Inter e Independente estarão no mesmo grupo e com isso, teremos dois dérbis.

Independente

O Independente, que deu adeus ao acesso à elite do futebol paulista após o empate diante do Oeste por 2 a 2, domingo em Itápolis, disputará sua sétima Copa Paulista.

O Galo foi eliminado nas primeiras fases em 2002, 2006 e 2013. Em 2005, com Nei Júnior de técnico, o alvinegro foi eliminado pela Ferroviária no primeiro mata-mata. Foram dois empates sem gols e a vaga do time de Araraquara, que jogava por dois resultados iguais.

Em 2013, já sob o comando de Álvaro Gaia, o Independente também chegou a segunda fase, caindo num grupo com São Bernardo, Mirassol e Grêmio Osasco. O Galo precisava vencer o desclassificado Mirassol, fora de casa, na última rodada para se classificar, mas perdeu por 2 a 0.

Já no ano passado, o Independente chegou até a fase semifinal, passando pelo Rio Branco nas quartas de final - derrota em Americana por 3 x 0 e vitória pelo mesmo placar no Pradão. No jogo de ida em Araras, o Galo venceu o Fogão por 1 a 0, gol de Lucas Xavier. Porém perdeu o jogo da volta, em Ribeirão Preto, por 4 a 0.

No total, o Independente soma 94 jogos pela Copa Paulista. São 34 vitórias, 16 empates e 44 derrotas. O alvinegro marcou 97 gols e sofreu 133.

Internacional

A Inter, que ainda tem três jogos pela frente pelo quadrangular final da Série A-3, luta pelo acesso à Série A-2. Para que esse sonho se concretize, o Leão teria que vencer Grêmio Osasco e Votuporanguense, fora de casa, e o Juventus, no Limeirão. Ou seja, teria que ter o aproveitamento de 100% nesta reta final.

Altair Bueno contou que se reuniu com Betão Alcântara e decidiu dar prosseguimento ao trabalho do treinador.

"Não adiantaria trocar de comando agora. Restam três jogos e ninguém conhece mais o elenco do que o próprio Betão. O que é preciso é voltar com o arroz com feijão, ou seja, com o time do início do campeonato. Ou voltamos a vencer, ou ficaremos na A-3 mais um ano. Eu ainda estou esperançoso, apesar de achar que o caminho ficou bem mais complicado", comentou.

A Inter disputará também sua sétima Copa Paulista. São 90 jogos pela competição, com o retrospecto de 26 vitórias, 25 empates e 39 derrotas. Seu ataque marcou 83 gols e sua defesa sofreu 116.

A Inter foi eliminada na primeira fase nas edições de 2001, 2004, 2005 e 2011. Em 2013, sob o comando de Paulo Cezar Catanoce, o Leão chegou as quartas de final, sendo eliminada pelo São Bernardo.

No jogo de ida disputado no Major Levy, o alvinegro venceu por 1 a 0, gol de Dudu. Na volta, no ABC, derrota por 3 a 0.

No ano passado, já com o comando de Betão Alcântara, a Inter foi eliminada no primeiro mata-mata, perdendo os dois jogos para o XV de Piracicaba, o primeiro por 1 a 0 no Limeirão e o segundo por 4 a 1, no Barão da Serra Negra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário