Pesquisar este blog

domingo, 22 de novembro de 2015

Minha coluna Pimba de hoje

De volta a Limeira após passar sete dias cobrindo a Copa Panamá de Futebol Máster, no Panamá, pela AFIA TV, ao lado de Léo Mendes e José Carlos Keiber. Foi um torneio de altíssimo nível, com vários ex-jogadores de destaque do futebol brasileiro.

Feras como Cláudio Adão, Eder, Julinho, Pires, Biro Biro, Daniel, Oliveira, entre outros, marcaram presença. 

Meu comentarista de arbitragem foi Salvio Spinola Fagundes Filho, da ESPN, que também apitou alguns jogos. Foi uma experiência ímpar para mim. Além de ser um dos maiores árbitros da história do futebol brasileiro, Salvio provou ser um mestre diariamente. Quanto aprendizado e que convívio.

Fui presenteado pelo Salvio com um livro didático sobre as regras de arbitragem que ele mesmo elaborou. São exemplos de lances que geraram polêmica no futebol. Show de bola!

O ex-árbitro Antônio Pádua Salles, conhecido como o "Rei do Interior" e hoje com mais de 70 anos, foi homenageado por Salvio Spinola Fagundes Filho. Em uma partida da Copa Panamá, Salles, que estava a passeio, recebeu o apito do amigo para encerrar uma das partidas. Gesto nobre e muito aplaudido pelos presentes.

Eduardo César Coronado Coelho, Roberto Moreno (panamenho que esteve na Copa do Mundo do Brasil), Rudy Angela (da Concacaf e que apitou as Eliminatórias) e Wagner Reway (que apitou Grêmio 1 x 0 Fluminense na última rodada) foram os outros árbitros do torneio e que também deram a famosa "palinha" nas minhas narrações.

Foram quatro categorias e quatro títulos brasileiros: Uno/PR (Diamond), Uno/PR (Gold), Jaraguá/Engemon/SP (Bronze) e Madrugada/SP (Platinum). Quatro times do Panamá participaram da competição: Union Guadalupana, Ejecutivo Jr, Plaza Amador e Orion.

Dois brasileiros fazem sucesso no futebol profissional panamenho. O zagueiro Fábio e o meia Caio, que inclusive estão na final do Campeonato Panamenho pelo Chorrillo. Caio, que é natural de Leme, está no país há 7 anos.

Tive o prazer de visitar o Estádio Rommel Fernández, palco de Panamá 1 x 2 Costa Rica pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Lembra muito o Beira-Rio. Aliás, 100 torcedores costa-riquenhos ficaram no mesmo hotel em que estava. Ninguém conseguia dormir.

Assisti a um treino da seleção panamenha. Tirei algumas selfies, em especial com o técnico Hernán Dario Gomez e com os destaques Blas Pérez, que atua no Dallas dos EUA, goleiro Calderón e atacante Tejada, do Juan Aurich, do Peru. A educação é o ponto alto no país.

Se você acha que o trânito de São Paulo é maluco, é porque ainda não andou na Cidade do Panamá. Acho que só perde para a Índia. Você entra no táxi como passageiro e sai como sobrevivente. Tá louco!

Acredito numa vitória do São Paulo hoje no Itaquerão. Gil, Elias e Renato Augusto serão poupados. Não há mais foco no Timão. É tarde de Luís Fabiano.

Se eu fosse a diretoria do Corinthians, deixava o Alexandre Pato jogar para participar da festa. Brincadeirinha!

Palmeiras fica uma semana em retiro em Atibaia e toma gol com um minuto diante do Atlético/PR. Assim não há Cristo que aguente.


Seleção Brasileira fez mal a Ricardo Oliveira. Suas últimas apresentações foram sofríveis. Hoje com a volta de Lucas Lima ao meio de campo, quem sabe o goleador faça as pazes com a rede diante do Coritiba. Não acredito.

Zagueiro Rodrigo, do meu Vascão, abusou na entrada em Malcom. Foi meu 10º jogador expulso no Cartola. Assim fica difícil passar o José Antônio Encinas na Liga da Gazeta de Limeira, que não teve nenhum expulso.

Imagina o meu desespero. Estava no avião, retornando a São Paulo, no exato momento em que jogavam Vasco e Corinthians, em São Januário. Pedi para o comandante consultar a torre para saber quanto estava. Ele, é claro, negou. Pergunte se consegui dormir.

Goleiro limeirense Cleber Alves, que durante a semana se despediu do Rio Branco, é o novo reforço do Capivariano. Disputará mais um Paulistão em sua carreira. Boa sorte irmão!

No primeiro jogo da final do Campeonato Paulista Sub-15, Santos e Osasco empataram por 1 a 1, ontem.

Enquanto Neymar deixará o Barcelona em breve, empresários de Cristiano Ronaldo farão uma reunião para negociar a saída do português do Real Madrid. Como seria o Campeonato Espanhol sem essas duas estrelas?

Falando em Cristiano Ronaldo, boa tirada do Guarani, que contratou o atacante Caça Rato, ídolo do Santa Cruz, para a Série A-2 do Paulista. Na sua camisa estará estampado CR7.

Já o Independente contratou a fera Eric Mamer, artilheiro do Jabaquara na Segundona com 14 gols. Falam mil maravilhas deste jogador. Tomara que seja um novo Johnathan para o Galo.

Amanhã à tarde a Internacional finalmente apresentará seu elenco para a Série A-3. O elenco foi tão blindado, que apenas o Denis Suidedos conseguiu trazer alguns nomes em sua coluna Dois Toques. Torcedor está ansioso para ver a lista do técnico Jorge Parraga. 

Hoje não tem Copa Gazeta em razão do feriado prolongado. As emoções estarão de volta no próximo domingo, já com a estreia da categoria amadora com Nova Itália x Estoril (provavelmente o jogo da rádio pelos 1020 AM), Seringueira Brasil x Ibirapuera e Centro Rural x Santa Cruz.

Dedé Barbosa é o novo técnico do Rio Claro Basquete para a sequência do NBB8. Confesso, fiquei muito feliz e tenho certeza que ele fará um grande trabalho, assim como na Winner/Limeira.

Em Rio Claro, Dedé Barbosa voltará a trabalhar com Eric Tatu e Guilherme Teichmann, revivendo a parceria de sucesso da Winner. Que pena não termos mais basquete em Limeira. A tristeza aumenta a cada dia.

Na verdade, o técnico de Rio Claro era para ser Luiz Zanon, outro ex-Winner. Mas a diretoria teria ficado enciumada que nós da imprensa descobrimos o furo antes do anúncio oficial. Desta forma, o negócio melou e Marcelo Tamião continuou. Mas a vaidade durou apenas cinco rodadas.

Enquanto isso na base, o time Sub-19 da Winner decide hoje o título do Campeonato Paulista Série Prata. A equipe comandada por Otávio Troyano empata a série com o Taubaté por 1 a 1 e hoje faz o Jogo 3, que determinará o campeão, às 18h, no Vale do Paraíba. Boa sorte rapaziada!


Gostaria de dedicar a coluna ao meu irmão Cleber, que hoje completa mais um ano de vida. Só tenho que agradecer a Deus pela linda família que tenho. Parabéns Lucke!

Nenhum comentário:

Postar um comentário